No Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) referente ao ano de 2025, Maringá aparece na 50ª colocação entre os 399 municípios paranaenses. O município também deixou de receber o Selo Diamante, passando para a categoria Ouro. Segundo a administração municipal, a queda não está ligada à ausência de dados públicos, mas sim a questões técnicas envolvendo o portal oficial de informações.
A avaliação, elaborada pela Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), apontou que a cidade perdeu 20 posições em relação ao levantamento anterior. Em 2024, Maringá figurava no 30º lugar e era reconhecida com o selo máximo de transparência. A diferença entre um ano e outro representa uma redução de quase 4 pontos na pontuação.
Conforme os critérios analisados pelo Tribunal de Contas, o rebaixamento ocorreu devido à forma como determinadas informações estão organizadas e disponibilizadas no Portal da Transparência, o que pode tornar mais difícil o acesso por parte dos cidadãos. No ranking atual, Pinhais, Apucarana, Marmeleiro, Santa Isabel do Ivaí e Santo Antônio da Platina ocupam as primeiras posições em transparência no estado.
A administração municipal foi procurada pela reportagem e encaminhou uma manifestação oficial atribuindo a queda no índice ao processo de migração do sistema de transparência. Leia a nota na íntegra:
Nota da Prefeitura de Maringá (mantida sem alterações, conforme solicitado):
“A Prefeitura de Maringá informa que os apontamentos da avaliação do Índice de Transparência Pública, realizada pela Atricon, estão relacionados à forma de apresentação, organização e funcionalidade de algumas informações no Portal da Transparência, e não à inexistência dos dados. Todos os itens apontados na avaliação de 2025 constavam como plenamente atendidos em 2024, o que reforça que as observações atuais estão relacionadas, principalmente, à visualização das informações. Isso se deve ao fato de que, desde o ano passado, com a contratação dos sistemas pela gestão anterior, a Prefeitura, em conjunto com a Elotech, vinha se preparando para a migração ao sistema OXY, em um processo que envolveu vários meses de planejamento, testes e adequações, culminando na migração definitiva realizada em agosto de 2025. O município também ressalta que a coleta dos dados foi realizada durante a integração e atualização do novo sistema OXY. Em função disso, a visualização de alguns dados está sendo feita de forma diferente e estes ajustes estão sendo tratados pelas equipes técnicas da Prefeitura e informados para a Atricon, que faz o ranqueamento dos municípios.
A Prefeitura reafirma o compromisso com a transparência, o controle social e o acesso pleno à informação pública e que atua diariamente para aprimorar e implementar ações que garantam ao cidadão acesso claro, direto e eficiente às informações públicas, fortalecendo a participação social e a fiscalização da gestão. Essas melhorias também contribuem para o atendimento integral aos critérios do Índice de Transparência Pública.
Ressalte-se que a variação de classificação deste ciclo, que atingiu municípios anteriormente avaliados com Selo Diamante e que passaram ao Selo Ouro, como Maringá, Londrina, Umuarama e Sarandi, reflete a natureza técnica e interpretativa do processo avaliativo, no qual critérios considerados atendidos em 2024 receberam entendimento distinto em 2025, evidenciando a dinâmica própria das avaliações da ATRICON, sem prejuízo do compromisso permanente com a melhoria contínua das informações públicas.”







