Nesta semana, uma pesquisa inédita está sendo realizada em 44 cidades do Paraná para coletar informações sobre as condições de vida da população. O estudo, conduzido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), faz parte da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), que tem como objetivo traçar um panorama detalhado da realidade socioeconômica do estado.
O que é a pesquisa e como funciona?
O levantamento pretende entrevistar moradores sobre temas como moradia, trabalho, renda, escolaridade, hábitos e condições alimentares. A previsão é que, até junho, 60 mil domicílios sejam visitados, tornando esta a maior pesquisa do tipo já realizada no Paraná, três vezes mais abrangente que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE.
Os pesquisadores estarão identificados com coletes e crachás do Ipardes e realizarão entrevistas de aproximadamente 15 minutos. Os dados coletados serão fundamentais para a criação e aprimoramento de políticas públicas, além de fornecerem informações estratégicas para investimentos privados no estado.
Cidades que receberão os pesquisadores
A lista completa das cidades participantes não foi divulgada oficialmente, mas entre os municípios já confirmados estão:
• Curitiba
• Laranjeiras do Sul
• Guarapuava
• Ponta Grossa
• Paranavaí
• Cornélio Procópio
• Francisco Beltrão
• Umuarama
Os pesquisadores devem visitar os domicílios dessas cidades até a próxima segunda-feira (7 de abril).
Importância da pesquisa
Com um levantamento detalhado e atualizado da realidade socioeconômica da população paranaense, o estudo servirá de base para decisões governamentais e empresariais. A coleta dessas informações é essencial para mapear desafios, entender demandas e direcionar investimentos de forma mais eficiente.
Moradores que receberem os pesquisadores são incentivados a participar, garantindo que os dados sejam o mais precisos possível. O sigilo das informações individuais está garantido pelo Ipardes, sendo utilizado exclusivamente para fins estatísticos.







