Juarez Gabriel Miranda Franco de Lima sempre foi apaixonado por circo. Em 2020, decidiu levar essa paixão para a garagem de casa: pendurou uma cortina, colocou um nariz de palhaço, apontou uma câmera para o palco improvisado e se apresentou como o palhaço JG. “Teve malabarismo com chapéu, piadas e muitas músicas infantis”, lembra. “Normalmente eu faço sozinho, mas às vezes deixo meus amigos fazerem uma apresentação”.
O talento artístico é apenas uma das muitas habilidades de Juarez, que também brilha nas pistas de corrida. Estudante do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Wolff Klabin, ele compete como atleta paralímpico e já conquistou medalhas de ouro nas provas de 100, 200 e 400 metros nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), representando o Centro de Referência Paradesportiva de Telêmaco Borba.
“Correr me ajudou a me tornar mais independente. Consigo cuidar de mim mesmo e já saio sozinho. Eu costumava me isolar, mas agora saio e convivo com outras pessoas”, comemora.
O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) veio ainda na infância, após orientação da escola e apoio da mãe, Cleusa. “A princípio me preocupei, porque na adolescência cuidei de uma criança com autismo severo. Mas fiquei aliviada com o apoio que ele recebeu da escola”, conta. Juarez passou a contar com uma professora de apoio e um ambiente acolhedor. “Ele é muito inteligente e carinhoso com todo mundo”, completa Cleusa.
Histórias como a de Juarez são resultado direto das políticas de inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que hoje atende mais de 12 mil estudantes com diagnóstico de TEA. Entre os principais recursos estão os Profissionais de Apoio Escolar (PAEs), Professores de Apoio Educacional Especializado (PAEEs) e as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), que funcionam no contraturno e promovem a integração social dos alunos.
Atualmente, são cerca de 3 mil SRMs, 1,4 mil PAEs e 4,1 mil PAEEs distribuídos por todo o estado. Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, “as ações têm sido potencializadas para garantir a inclusão de todos os estudantes”.







