Os vereadores mirins de Maringá receberam uma visita especial antes da sessão ordinária da última quinta-feira (03). O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca (PSD), esteve na Câmara para conhecer os jovens parlamentares da 11ª Legislatura do Programa Câmara Mirim e parabenizá-los pelo interesse na política. Em passagem pela região Noroeste para compromissos oficiais, ele aproveitou a oportunidade para conversar com os estudantes e incentivá-los a continuar participando da vida pública.
O encontro aconteceu no gabinete da presidente da Câmara Mirim, Majô, e contou com a presença de outros vereadores e dos pais dos estudantes. Após a visita de Greca, os vereadores mirins participaram de um bate-papo com a vereadora Akemi Nishimori (PSD), que respondeu a diversas perguntas sobre sua trajetória política, as áreas em que atua e suas expectativas para o futuro de Maringá. Durante a conversa, Akemi destacou a importância da participação política e reforçou seu compromisso com a cidade. “Maringá está bem no ranking nacional de qualidade de vida, mas ainda pode melhorar. Ser vereadora é a oportunidade de fazer o bem para muitas pessoas, solucionando problemas em comum. Meu sonho é ser lembrada, no futuro, como alguém que fez a diferença e deixou um legado para a cidade”, afirmou.
A sessão seguiu com a apresentação e votação de propostas pelos vereadores mirins. Três novos itens foram incluídos na pauta e todos foram aprovados. Cada estudante teve a oportunidade de explicar suas ideias e responder aos questionamentos dos colegas. Na galeria, os pais acompanharam orgulhosos a participação dos filhos e registraram o momento ao lado dos vereadores que surgiam para cumprimentá-los.
A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim acontecerá no dia 08 de maio, às 19h, no Plenário Ulisses Bruder.
Criado para incentivar a cidadania e a participação política dos jovens, o Programa Câmara Mirim está em sua 11ª edição e teve início em novembro do ano passado. Atualmente, conta com 23 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares de Maringá, que se reúnem na primeira quinta-feira de cada mês para debater e propor melhorias para suas comunidades. As sugestões podem ser encaminhadas ao Poder Executivo para avaliação.
A iniciativa é organizada pela Escola Legislativa, que também gerencia o Estágio Conhecimento e o Parlamento Jovem. Com esse projeto, a Câmara Municipal reforça a importância do envolvimento dos jovens na política e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados no futuro da cidade.







